Perguntas frequentes

Veja abaixo as dúvidas mais comuns

Tenho interesse em fazer o Treinamento de Memória Operacional Cogmed, como devo proceder?

Entre em contato conosco por e-mail ou telefone para esclarecermos possíveis dúvidas sobre o programa.

O treinamento Cogmed pode melhorar os sintomas de desatenção e hiperatividade observados em indivíduos com TDAH?

Sim. Numerosos estudos mostraram com evidências científicas que pessoas com TDAH melhoram sintomas de desatenção e hiperatividade após o treinamento.

Cogmed pode levar a uma melhora no desempenho acadêmico?

Sim. O treinamento tem sido associado a melhoras nos resultados de aprendizagem como compreensão de leitura e habilidade matemática. No entanto, a aquisição de novas habilidades pode levar algum tempo para se manifestar e ocorrem após a conclusão do treinamento variando de indivíduo para indivíduo.

Pode substituir a medicação?

Não. O treinamento não é um substituto para a medicação, mas vem sendo indicado por médicos como um complemento para a melhora na qualidade de vida dos pacientes.

Aumenta o QI?

Não. O treinamento está relacionado a melhoras na capacidade de alguns aspectos cognitivos(como a atenção e o raciocínio), relacionados ao conhecimento previamente aprendido que podem impactar positivamente nas pontuações em testes de QI, mas não alega melhorar ou aumentar o QI.

Serve apenas para pessoas com diagnóstico clínico?

Não. O treinamento de memória operacional do Cogmed pode ser feito por qualquer pessoa acima de 4 anos, sendo dispensável diagnóstico médico para a realização do mesmo.

Quem não pode fazer o treinamento?

Pessoas com Epilepsia Fotossensível, pois essa é uma forma de epilepsia em que as crises podem ser desencadeadas pelas luzes da TV ou do computador.

Não tenho TDAH, mas me interessei pelo programa de treinamento, posso fazer?

Sim. O treinamento pode ser feito por crianças a partir de 4 anos, adolescentes, adultos e idosos. Qualquer pessoa que tenha se identificado pode fazer o Cogmed.

Quem não se beneficiaria com o treinamento?

Há três principais dificuldades que são incompatíveis: Transtorno de Conduta Severo; Depressão grave; Ansiedade grave. O treinamento pode ser realizado com êxito quando a pessoa tiver saído de sua depressão e a ansiedade estiver sob controle.

Tenho interesse em trazer o Treinamento Cogmed para os alunos de minha Escola, como devo proceder?

Muito legal saber de seu interesse! Por favor, envie um e-mail para nós em: memorianota10@gmail.com e nos sinalize de seu interesse em levar o Cogmed para os alunos de sua escola. Desta forma, podemos entrar em contato e conversar melhor sobre o projeto.