Como funciona

Veja abaixo

Desenvolvido por neurocientistas e presente em mais de 20 países, o programa é realizado sob a supervisão e apoio de um tutor certificado para garantir a qualidade do treinamento através da motivação do usuário.

O PROGRAMA DE TREINAMENTO

Pode ser feito em casa ou em qualquer outro ambiente com poucas interferências externas.

O programa completo inclui:
  • • Entrevista inicial e/ou sessão inicial pelo tutor(a) responsável por meio de ligações/SMS/ e/ou outros programas para comunicação online.
  • Acompanhamento semanal individual pelo tutor(a) responsável por meio de ligações/SMS/ e/ou outros programas para comunicação online.
  • Sessão de encerramento.
  • Entrevista de acompanhamento após 6 meses.
  • Acesso para conseguir monitorar o processo do seu treinamento.

O programa de treinamento da memória operacional é online. O usuário faz um exercício de cada vez até que todos os exercícios do dia sejam concluídos. O exercício concluído não pode ser repetido naquele dia. O software ajusta o nível de complexidade para cada exercício em tempo real, para maximizar os efeitos do treinamento.

A série de exercícios é chamada de blocos, de 25 a 40 blocos dependendo do treinamento. O tempo necessário para realização pode variar entre 25 e 50 minutos conforme a disponibilidade e escolha do usuário. O período do treinamento é definido na sessão inicial pelo usuário e seu tutor, escolhendo juntos, um cronograma de treinamento flexível podendo ser de 3 a 5 vezes por semana com duração de 25 a 50 minutos por dia conforme a disponibilidade do usuário.

PROGRAMAS

O programa de treinamento de memória operacional apresenta três versões de software fáceis de usar e direcionadas a idades específicas.

Cogmed JM (4 a 7 anos): Este programa é ideal para crianças em idade pré-escolar que precisam aprender várias coisas ao mesmo tempo como seguir instruções, permanecerem sentadas e aprender letras e números.

Cogmed RM (a partir de 7 anos): Este programa é indicado para crianças e adolescentes tanto na vida escolar e social. Ajuda na leitura, resolução de problemas de matemática, planejamento e foco.

Cogmed OM (adultos): Este programa é recomendado para profissionais de diferentes áreas que precisam priorizar atividades e não se abalar com persistentes distrações que diminuem a produtividade, trabalhar sob pressão e conseguir manter o foco.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO TREINAMENTO

Para crianças pré-escolares

Contribui para o aumento da atenço e do foco para realizar atividades e seguir instruções.

Para crianças e adolescentes

Melhora a capacidade de leitura, resolução de problemas de matemática e compreenso de diálogos.

Para Jovens e Adultos

Auxilia em desafios que envolvem planejamento, organização, atenção, tomada de deciso e cumprimento.

Para idosos

Auxilia no processo de envelhecimento que torna mais difícil pensar, organizar, planejar e fazer várias coisas ao mesmo tempo.

A memória operacional representa a capacidade do cérebro para armazenar e processar informações sobre o que você está fazendo no momento presente. É necessária para a aprendizagem, resolução de problemas, leitura, audição e muitas outras tarefas de pequena e de grande importância. Utilizamos a memória operacional quase que constantemente em nossa vida cotidiana. Aumentar a nossa resistência a distração, melhor controle dos impulsos, melhorar a capacidade de atenção e foco são alguns dos inúmeros benefícios produzidos pelo treinamento.

EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS

  • O programa é o único treinamento de memória operacional no Brasil.
  • 80% dos usuários perceberam aumento de no mínimo 30% na memória operacional.
  • O aumento da memória operacional também demonstrou transferência para as funções executivas, atenção, controle inibitório e raciocínio.

EVIDÊNCIAS CONFIRMADAS EM PESQUISAS

  • Melhorias contínuas da atenção.
  • Mudanças na atividade cerebral funcional.
  • Melhorias nos resultados do aprendizado de leitura e matemática em estudantes com rendimento acadêmico insuficiente.
  • Aprimoramento do funcionamento cognitivo na vida cotidiana.